Projetos


Capociencia

 

No âmbito da formação de professores, foram desenvolvidas ações propositivas em alguns colégios no estado de São Paulo e de Minas Gerais, com o intuito de fomentar debates e reflexões em torno das relações étnico raciais em articulação com o ensino de Ciências.

A proposta metodológica intitulada “CAPOCIÊNCIA”, desenvolvida inicialmente pelo professor doutor e pesquisador Danilo Kato e aplicada nestas instituições de ensino, contemplou o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva intercultural com o diálogo de saberes populares e científicos na perspectiva da interculturalidade, subsidiada também pelas Leis Federais n° 11.645/2008 e 10.639/2003, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, tendo seu desdobramento a partir da Capoeira.

 

- O que já fizemos no Capociência,

As interfaces da Capoeira e das Ciências foram abordadas no projeto visando apresentar as possibilidades para a promoção do enfoque às relações étnico raciais durante as formações em serviço com os educadores, sendo posteriormente inserida na proposta pedagógica destas instituições, consolidando o trabalho junto às crianças através de um percurso metodológico investigativo e de construção coletiva que permeou todo o espaço escolar. O projeto foi submetido à avaliação de uma congresso internacional de formação de professores de Ciências, sendo apresentado como relato de experiência e foi o único representante brasileiro selecionado para compor o programa "HISTÓRIAS COM FUTURO" - Desafíos educación en ciencias: VII Congreso Intern. formación de profesores ciencia.